Selfenergy: Apresentação Corporativa
Menu Principal

Energia em edifícios públicos

  • Edifícios Públicos

    Se nas nossas casas as preocupações energéticas devem estar na ordem do dia, o mesmo se aplica aos edifícios públicos numa escala ainda maior. Os edifícios são actualmente responsáveis por 20 por cento do consumo de energia final em Portugal, sendo por isso uma importante área de acção na redução dos gastos energéticos.

    A manutenção e gestão de uma grande parte de edifícios públicos é da competência dos municípios, o que significa que um correcto diagnóstico energético permitirá às autarquias obter mais-valias económicas, sociais e ambientais.
    Nesse sentido, a Associação Nacional de Municípios Portugueses  promove uma campanha nacional de Auditorias Energéticas aos edifícios públicos que são propriedade dos municípios. Com este conjunto de auditorias pretende-se conhecer a situação energética dos edifícios para depois melhorar a eficiência energética, a utilização racional de energia e, em alguns casos, recorrer a energias alternativas, aproveitando os elementos exteriores ao edifício.

    Também a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo tem em marcha o projecto Estratégia Regional: Lisboa 2020, que entre outras medidas de melhoria ambiental, irá preocupar-se em aumentar a eficiência energética dos edifícios. No âmbito deste programa foi feito um diagnóstico dos edifícios e definidos cenários de requalificação ambiental. O programa Lisboa 2020 prevê o aumento dos índices de eficiência energética dos edifícios públicos através da implementação de processos de melhoria do desempenho energético. 
     

    Atem para si  um serviço de AUDITORIA ENERGÉTICA 

    ENERGIA SOLAR : UMA SOLUÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

    Um dos problemas dos edifícios públicos consiste nos gastos de energia com o aquecimento de água, que podem consumir entre 25 a 30 por cento da energia dos edifícios. A nova regulamentação energética na área dos edifícios impõe a obrigatoriedade de instalar colectores solares térmicos para aquecimento de águas nos novos edifícios.
    A instalação de energia solar nos edifícios pode ser feita de forma individualizada, parcela a parcela, ou pode instalar-se um sistema solar colectivo com depósitos individuais com permutador, sendo esta a tendência mais comum nos edifícios urbanos.

    Outra solução de aproveitamento da energia solar passa pelos sistemas fotovoltaicos, que transformam a energia solar directamente em energia eléctrica. Estes sistemas podem ser montados no solo ou integrados no edifício, e podem ser autónomos ou estar ligados à rede eléctrica pública. Para além de contribuírem para a diminuição da tarifa energética, os painéis fotovoltaicos desempenham ainda funções de impermeabilização e isolamento, iluminação natural e sombreamento.

    Conheça aqui as soluções de PAINÉIS SOLARES TÉRMICOS

    Conheça aqui as soluções de PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS

Selfenergy: Vilas Solares
Selfenergy: Soluções com Energias Renováveis
O Nosso Portfólio